segunda-feira, 25 de outubro de 2010

QUESTÃO 2 - Resumo da Palestra

Dada à importância crescente da Tecnologia da Informação nas empresas, torna-se cada vez mais necessário se ter uma Governança eficaz que garanta a criação de valor de TI para os negócios da empresa. Governança corporativa ou governo das sociedades, entendendo-se como conjunto de processos, políticas, leis, regulamentos e instituições que buscam regular a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. Visando aumentar a probabilidade dos fornecedores de recursos garantirem para si o retorno sobre seu investimento, por meio de um conjunto de mecanismos.
A complexidade das tecnologias da informação é diretamente proporcional à complexidade das organizações de TI. As tecnologias da informação se sofisticam para atender requisitos de integração de dados e processos e para garantir maior disponibilidade dos sistemas. Para administrar essa complexidade multidisciplinar foram criados vários padrões de gestão de TI, desenvolvidos por organizações internacionais que fomentam a governança de TI. A partir do modelo de governança corporativa. Entre eles então CobiT, ITIL, CMM e o PMI para controle de projetos. A adoção de padrões requer um controle efetivo que avalie continuamente o desempenho das práticas e das pessoas, garantindo a eficiência da organização.
A Gestão de TI propõe, sob uma direção estratégica única, um modelo referencial de controles que amplia a transparência nas atividades de TI, melhora o controle sobre suas estratégias, direciona as tecnologias e atividades de acordo com as prioridades, aprimora a medição do valor entregue por TI, conduz a gestão dos riscos e fortalece a cultura de melhoria contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário