PMBOK – Gestão da Qualidade
1) O que é Qualidade?
Qualidade é o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades.
2) Quais são os padrões de qualidade?
ISO, Deming, Juran, Crosby, Gerenciamento da qualidade total (GQT), Seis Sigma, Análise de modos e efeitos de falha, Voz do cliente, Custo da qualidade (CDQ)
3) Como medir a qualidade?
Processo de medir, examinar e testar, para determinar se os resultados estão de acordo com os requerimentos: Inspeção por Amostragem, Gráficos de Controle e outros.
4) Como garantir a qualidade?
Executando de forma eficiente uma boa Gestão da qualidade, torna-se possível garantir a qualidade durante a execução de um projeto.
5) Como controlar a qualidade?
Através de medidas de Controle da Qualidade, como: Plano de Projeto (atualizado), Ações corretivas, Ações preventivas, Reparo de Defeitos e Requisitos de mudanças.
6) Qual o foco da gerencia da qualidade?
Satisfação do cliente - entender, gerenciar e influenciar necessidades de forma que as expectativas do cliente sejam satisfeitas ou excedidas.
Prevenção ao invés de inspeção.
7) Qual o relacionamento da gerencia da qualidade com as outras gerencias do PMBOK?
Gerencia da qualidade está diretamente ligada a outras gerencia como: integração, escopo, comunicação e outras que são responsáveis pelo planejamento do projeto, pois para manter a qualidade é necessário que se tenha um controle mais rígido dos processos que envolvem o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário