quinta-feira, 11 de novembro de 2010

QUESTÃO 4 - Gerencia da Qualidade

PMBOK – Gestão da Qualidade

1) O que é Qualidade?

Qualidade é o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades.

2) Quais são os padrões de qualidade?

ISO, Deming, Juran, Crosby, Gerenciamento da qualidade total (GQT), Seis Sigma, Análise de modos e efeitos de falha, Voz do cliente, Custo da qualidade (CDQ)

3) Como medir a qualidade?

Processo de medir, examinar e testar, para determinar se os resultados estão de acordo com os requerimentos: Inspeção por Amostragem, Gráficos de Controle e outros.

4) Como garantir a qualidade?

Executando de forma eficiente uma boa Gestão da qualidade, torna-se possível garantir a qualidade durante a execução de um projeto.

5) Como controlar a qualidade?

Através de medidas de Controle da Qualidade, como: Plano de Projeto (atualizado), Ações corretivas, Ações preventivas, Reparo de Defeitos e Requisitos de mudanças.

6) Qual o foco da gerencia da qualidade?

Satisfação do cliente - entender, gerenciar e influenciar necessidades de forma que as expectativas do cliente sejam satisfeitas ou excedidas.

Prevenção ao invés de inspeção.

7) Qual o relacionamento da gerencia da qualidade com as outras gerencias do PMBOK?

Gerencia da qualidade está diretamente ligada a outras gerencia como: integração, escopo, comunicação e outras que são responsáveis pelo planejamento do projeto, pois para manter a qualidade é necessário que se tenha um controle mais rígido dos processos que envolvem o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário