sexta-feira, 12 de novembro de 2010

QUESTÃO 6 - Boas práticas de gerencia de projetos

Segundo PMI(2004), define-se gerencia de projetos como sendo o processo pelo qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às actividades do projecto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders envolvidos no mesmo. Já Turner uma da principais autoridades mundiais na área de Gerenciamento de Projetos. Vem definir como um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Tendo três dimensões: objectivos, processo de gestão e niveis. O PMBOK (2008) diz que se trata da aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender os requisitos. Em fim, podemos ter dezenas de definições para gestão de projetos, mais todas com objetivos de atingir as expectativas das partes interessada e chegar ao fim do projeto com êxito total adotando as melhores praticas possíveis para o sucesso do mesmo.
Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicadas uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados. Para atingir essas boas praticas de gerenciamento se faz necessário uma boa metodologia, a utilização de uma metodologia é considerada fator crítico de sucesso.Se tem a possibilidade de adotarmos metodologias já existentes ou simplesmente criarmos uma nova metodologia para nossa corporação. Para ambas contamos com o auxilio de guias de boas praticas de gerencia de projetos como:

• PMBOK
O Guia PMBOK, um guia que identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos. O PMBOK abrange nove áreas de conhecimento que caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento, são elas:
1. Gerenciamento de Integração
Inclui os processos necessários para assegurar a unificação, consolidação e ações integradoras que são essenciais para o término do projeto.

2. Gerenciamento do Escopo
Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário para completar o projeto com sucesso.

3. Gerenciamento do Tempo
Inclui os processos necessários para assegurar o planejamento e execução do projeto em um prazo adequado.

4. Gerenciamento de Custos
Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto possa ser executado dentro do orçamento aprovado.

5. Gerenciamento da Qualidade
Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto vai satisfazer as necessidades para as quais foi concebido.

6. Gerenciamento de Recursos Humanos
Inclui os processos necessários para que se faça o melhor uso dos recursos humanos envolvidos no projeto.

7. Gerenciamento de Comunicações
Inclui os processos necessários para assegurar a adequada geração, disseminação e armazenamento de informações do projeto.

8. Gerenciamento de Riscos
Inclui os processos relacionados com a identificação, análise e estabelecimento de contramedidas para os riscos do projeto.

9. Gerenciamento de Suprimentos e Contratos
Inclui os processos necessários para a aquisição de bens e serviços fora da organização executora do projeto

• CMMI
CMMI é um modelo de referência que possui uma série de boas práticas afim de diagnosticar o nível de maturidade de processos ou áreas trabalho. Como dito, ele pode ser aplicado em algumas áreas de conhecimento, contudo o mais adotado e aceito mundialmente é o CMMI-DEV que é orientado para o desenvolvimento de produtos, no nosso caso, softwares.
Sua representação se da pelos chamados níveis de capacidade ou níveis de maturidade que partem do nível em que nenhuma área de processo é adotada pela empresa (Nível 1) e vai amadurecendo até o ponto de adotar um processo de melhoria continua (Nível 5). Para sua empresa ser considerada em um dos níveis do CMMI, diferentemente dos outros modelos apresentados, ela deverá passar por um processo de certificação, que atestará que ela adota todos os processos do nível em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário